Brasil

Saiba algumas curiosidades do percurso de Lula pelo Nordeste

Publicado dia 11/08/2017 às 06h50min
Ex-presidente Lula vai percorrer quase 4.000 quilômetros, dezenas de cidades e vai fazer transporte de ônibus, avião e até barco para chegar aos locais

Ao longo de 20 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá passar por 25 cidades, atravessando nove estados em um total de 3.700 quilômetros. Esse é o projeto Lula Pelo Brasil, que irá escutar o povo, além de avaliar os programas e políticas públicas implantados nos governos do PT.

Todos os estados do Nordeste serão visitados pelo ex-presidente. A região corresponde a aproximadamente 1/4 da população brasileira, com mais de 50 milhões de habitantes.

Ao longo do trajeto, haverá paradas nas capitais Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Teresina e São Luís, mas o ex-presidente também irá visitar pequenos municípios pelo caminho.

As menores cidades são Granito, em Pernambuco, com apenas 7,3 mil habitantes; e Marcolândia, no Piauí, com 7,8 mil habitantes.

Já a maior cidade do roteiro é Salvador, com 2,9 milhões de habitantes, seguida de Recife, com 1,6 milhão de pessoas.

O trecho mais longo do trajeto será entre Teresina, no Piauí, e São Luís, no Maranhão, com 438 quilômetros. Enquanto isso, o trecho mais curto será entre Lagarto e Itabaina, ambas em Sergipe, com apenas 41 quilômetros de distância.

Durante os vários dias de viagem ao Nordeste, um dia terá um trecho que será realizado de barco, quando Lula irá cruzar o Rio São Francisco, atravessando de Sergipe para Alagoas pela cidade de Penedo.

Várias das cidades visitadas tiveram sua primeira universidade nos governos do PT, como Cruz das Almas, onde fica a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano; São Francisco do Conde, onde há um campi da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; e Juazeiro do Norte, onde há cinco campus federais, com destaque para a Universidade federal do Cariri, criada em 2013.

O Projeto Lula pelo Brasil começará 17 de agosto, em Salvador (BA), e terminará no dia 5 de setembro, em São Luis (MA).

Da Redação da Agência PT de Notícias

Fonte: Redação com Agências