Entretenimento

Funesc apresenta as bandas Madalena Moog e Menestréis MCs no Music From Paraíba

Publicado dia 15/03/2017 às 04h44min
O projeto é uma realização do Governo do Estado

 

A edição de março do projeto Music From Paraíba traz as bandas Madalena Moog e Menestréis MCs. O evento acontece neste domingo (19), a partir das 20h. A entrada é gratuita e o show acontece no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho.

Uma das atrações da noite, o grupo de rap paraibano Menestréis MCs foi fundada em 2012 na zona sul da  cidade de João Pessoa. Sua formação original contou com Edgar, Thay Vieira e Peter Fé.
Na sua formação atual, reúne os MCs Daniel Atalaia, Edgar, Peter Fé, JR e o DJ Black. Suas letras apontam uma afinidade em vivências de universos paralelos à margem, com o foco na periferia onde habitam. Discutem temas como crime, pobreza, preconceito social e racial, tráfico, violência e consciência política. Os temas são abordados naturalmente na linguagem das ruas com expressões características do Nordeste, reafirmando suas raízes regionais e de favela.

O grupo possui dois CDs gravados, tendo sido o primeiro trabalho lançado virtualmente, uma demo com 5 faixas e a participação especial da MC Thay Vieira no ano de 2013. Já em novembro de 2015, o grupo avança mais uma fase e lança "A Crônica dos Esquecidos" que se refere à guerra não visível, às perdas familiares tratadas como ibope, à repressão geral e outras abordagens diretas.

Já Madalena Moog traz um som diferente com guitarras ligeiras, sintetizadores espaciais e metais adocicados que pontuam os sambas, as bossas, as cirandas e as marchinhas carnavalescas. Todos esses elementos se fundem em um cordel musical que procura ir sempre mais adiante, mas sem esquecer e reverenciar o venturoso passado da música brasileira, ao qual se liga e se lança mais adiante.

Madalena Moog é um caleidoscópio do Brasil com as suas cores diversas e nuanças geográfico-sonoras, sem bairrismos ou sectarismos amorfos. Formada no começo de 2001, a banda gravou quatro EPs: “2001”, que foi lançado somente em 2011, em comemoração aos 10 anos de formação; “Madalena Moog” (2003), “Júpiter & Seus Satélites” (2006) e “Músicas tema para aviões em queda livre” (2006). Entre 2001 e 2002, gravou o álbum “As flores mortas e outros prenúncios”. O próximo álbum foi o elogiado “Universal Park” (Sanhauá Discos, 2009), que figurou nalgumas listas de Os Melhores do Ano. Em 2010, a banda optou por uma identidade mais brasileira. E foi assim que surgiu o “Samba pro seu dia” (SubFolk, 2010), inovador na sonoridade da banda e marco definidor da nova postura. O EP “Philipéia” (SubFolk, 2013) manteve a mesma proposta, fincando ainda mais os pés dos Moogs na geografia da cidade de João Pessoa, e do Estado.

Seu álbum mais recente é o “Levante Popular” (SubFolk, 2015), seguindo a mesma proposta do EP anterior, que é parte do set de “Levante Popular”. A formação conta com Patativa Moog (vocal, backing-vocal, guitarra, sintetizador, cavaquinho, sampler e efeitos), Edy Gonzaga (guitarra), Jansen Carvalho (baixo), Marcondes Orange (bateria).

Sobre o projeto - Music From Paraíba é um projeto de divulgação da música dos artistas paraibanos no Brasil e no exterior. Na sua segunda edição, o projeto traz 71 músicas de artistas paraibanos ou radicados no estado. As faixas estão distribuídas em quatro CDs organizados em um box que lembra o formato capa de LP de vinil com arte assinada pelo designer Silvio Sá.

Para a terceira edição, foram selecionadas 50 canções de 50 artistas diferentes. Na coletânea, há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros. Ao longo do ano, é realizada uma temporada de shows com artistas contemplados na coletânea. Os shows são realizados uma vez por mês e, além de João Pessoa, o projeto percorre municípios do interior da Paraíba, a exemplo de Campina Grande, Cajazeiras, entre outros.

O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e conta com apoio da empresa Cerâmica Elizabeth. A terceira edição contará com 50 músicas.

Serviço: Music From Paraíba - março
Atrações: Madalena Moog e Menestréis MCs
Dia: 19/03
Horário: 20h
Local: Teatro de Arena
Entrada Gratuita
 

Fonte: FolhadaPB