Paraiba

Ricardo abre ciclo 2017 do Orçamento Democrático nesta sexta, em Cajazeiras

Publicado dia 07/04/2017 às 08h03min
Audiência será realizada às 19h, no ginásio da Escola Dom Moisés, Centro da cidade

O governador Ricardo Coutinho (PSB) dá início nesta sexta-feira (7), na cidade de Cajazeiras, ao ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE). A primeira audiência será realizada a partir das 19h, no ginásio da Escola Dom Moisés, localizada no Centro da cidade, seguindo no sábado (8) para Pombal (13ª Região), segunda-feira (10) para Itaporanga e terça-feira (11) para Princesa Isabel (11ª Região). O ODE também realizará, por meio das audiências, o ciclo de eleições para novos conselheiros (biênio 2017/2019).

A audiência de Pombal será realizada a partir das 16h, no ginásio da Escola Arruda Câmara; a de Itaporanga, a partir das 19h, no ginásio “O Madrugão”; e a de Princesa Isabel, também acontece às 19h, no ginásio da Escola Municipal Alcides Carneiro.

As primeiras audiências deste ciclo envolvem a participação de mais de 50 municípios que integram as quatro regiões, e incentiva a população dialogar diretamente com o governador Ricardo Coutinho e toda a equipe de governo.

Em cada audiência, a população poderá eleger até três obras, ações e/ou serviços para a região de interesse e ainda sugerir, reclamar e/ou elogiar sobre os serviços prestados pelo governo em cada localidade. Também poderá eleger o conselheiro que passará a representar aquela região durante os dois próximos anos de mandado voluntário.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, informa que as eleições para os conselheiros do Orçamento Democrático se darão, exclusivamente, de forma eletrônica e é preciso que as comunidades fiquem atentas para o processo de inscrição. “A cada ano, sentimos a necessidade de inserir outras tecnologias nas audiências do ODE e este ano estamos inovando com o processo das eleições para os conselheiros que serão exclusivamente eletrônicas. Então, o candidato a conselheiro deverá acessar a página do ODE, no site do governo, e o processo de votação se dará no dia da plenária de cada região”, esclareceu Gilvanildo. O link para inscrição já está disponível através no endereço www.paraiba.pb.gov.br/odestadual.

Gilvanildo informa ainda que as indicações das obras para cada região também serão feitas de forma eletrônica, por meio de sistema de tablets e totens inovando o formato de interação com a sociedade e assim, dando celeridade ao processo de análise daquelas obras mais demandadas e eleitas pela região. “Com a informatização do credenciamento nas audiências, o processo de apuração das três obras eleitas pela população nas plenárias, se tornou mais rápido, facilitando assim o resultado da plenária”, complementou o secretário.

As audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual têm o objetivo de reunir as populações das regiões para dialogar sobre as prioridades de investimentos do Governo do Estado. É a forma democrática de discutir os gastos públicos diretamente com a população e de prestar contas daquilo que foi e vem sendo investido nas regiões.

Saiba mais – Municípios que integram a região de Cajazeiras: Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo, Uiraúna, além da própria cidade sede Cajazeiras.

Itaporanga: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D´água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Pombal: Cajazeirinhas, Condado, Lagoa, Paulista, Pombal, São Bentinho, São Domingos de Pombal e Vista Serrana.

Princesa Isabel: Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares.

Fonte: Redação com Secom