Saúde

Tratamentos para psoríase estão disponíveis no SUS

Publicado dia 14/11/2017 às 17h14min
Saiba quais são os fármacos utilizados para controle da doença que podem ser retirados gratuitamente no Sistema Único de Saúde

A psoríase é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura. Porém, nos últimos tempos, a medicina tem feito avanços na descoberta de novos tratamentos que vão desde comprimidos, pomadas e até mesmo medicamentos biológicos, que auxiliam os pacientes a controlar os sintomas e levar uma vida normal.

Entretanto, para que o controle da psoríase seja efetivo, o paciente precisa realizar o tratamento de forma adequada, assim como o realizar o acompanhamento constante junto ao seu médico. Desta forma, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza desde 2013, oito tipos de fármacos específicos para o tratamento da doença, em suas farmácias de alto custo.

Quer saber se o medicamento que você usa faz parte desta lista? Abaixo separamos quais são os fármacos disponíveis no SUS:

   Ácido salicílico: pomada a 5%;
   Alcatrão mineral: pomada a 1%;
   Clobetasol: creme a 0,05%;
   Clobetasol: solução capilar a 0,05%;
   Dexametasona: creme a 0,1%;
   Calcipotriol: pomada a 0,005%;
   Acitretina: cápsulas de 10 e 25 mg;
   Metotrexato: comprimidos de 2,5 mg e ampolas de 50 mg/2 Ml
   Ciclosporina: cápsulas de 10, 25, 50 e 100 mg e solução oral de 100 mg/ml frasco de 50 ml..


Como retirar medicamento de graça pelo SUS?

Ao receber o diagnóstico da doença e a prescrição do medicamento por parte do seu médico, caso o  medicamento indicado faça parte desta lista, e você queira retirá-lo gratuitamente no SUS, você deverá levar:

        Cópia do Cartão Nacional de Saúde;
        Cópia do documento de identidade (RG) + original;
        Cópia do comprovante de residência;
        LME (laudo de solicitação de medicamentos) preenchida pelo seu médico;

       
Termo de Esclarecimento e Responsabilidade assinado e verificar se há algum outro procedimento (como exames) necessário a ser realizado de acordo com a particularidade de cada Estado.
 

Em caso de dúvidas, converse com o médico que pode orientá-lo melhor sobre como ter acesso à medicação.

Para saber onde encontrar uma farmácia do SUS em que seu medicamento esteja disponível é só entrar no site www.sautil.com.br, o site informa onde encontrar os recursos disponibilizados pelo SUS.

Fonte: Redação com Bem Estar