Saúde

Agora é lei: Paraíba realizará este mês ‘Semana Estadual de Prevenção ao Aneurisma Cerebral’

Publicado dia 20/11/2017 às 17h52min
A data foi estabelecida pela Lei nº 11.011/2017, publicada no Diário Oficial, e foi fruto de um projeto do deputado estadual Jutay Meneses (PRB).

Uma em cada seis pessoas irá sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O dado é assustador e para chamar atenção para esse grave problema a Paraíba passa a contar com a ‘Semana Estadual de Prevenção ao Aneurisma Cerebral’, realizada, anualmente, na terceira semana de novembro. A data foi estabelecida pela Lei nº 11.011/2017, publicada no Diário Oficial, e foi fruto de um projeto do deputado estadual Jutay Meneses (PRB).
 
“Estima-se que cerca de 15% dos pacientes falecem antes mesmo de chegarem ao hospital após a ruptura de um aneurisma, 50% falecem mesmo após o socorro, e 50% ficam com sequelas neurológicas irreversíveis. Por isso, apresentamos essa matéria para chamar a atenção dos paraibanos sobre a doença”, disse o deputado.
 
Jutay destacou ainda que é fundamental a prevenção da doença para que seja feita um diagnóstico precoce evitando complicações e um futuro desenvolvimento do aneurisma, muitas vezes sendo fatal. A ideia é que durante a Semana, sejam levadas informações à população sobre o Aneurisma Cerebral, seus fatores de risco e o que pode ser feito para prevenir. “Com atividades simples podemos salvar a vida de muita gente”, disse.

Fonte: Redação com ascom