Home Entretenimento Gênio da História! Salles confunde Dom Pedro com Deodoro e põe Bolsonaro...

Gênio da História! Salles confunde Dom Pedro com Deodoro e põe Bolsonaro no meio

Ex-ministro do Meio Ambiente trocou Independência por Proclamação da República, imperador por marechal e ainda colocou o atual presidente numa montagem tosca. Inacreditável e imperdível

Por Henrique Rodrigues/RevistaFórum

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles mostrou nas redes sociais que, definitivamente, conhecimento histórico não é seu forte. Na onda do bolsonarismo para inflar os atos golpistas convocados para 7 de setembro, Dia da Independência, o homem que despertou a fúria de ativistas ambientais mundo afora com suas posições favoráveis à destruição da natureza fez uma postagem tão confusa que é até difícil de explicar.

Na tentativa de bajular Jair Bolsonaro e compará-lo a uma figura histórica importante, Salles publicou uma montagem do presidente no lugar do marechal Deodoro da Fonseca, sentado de forma imponente em seu cavalo, numa pintura de Henrique Bernadelli, de 1891, retratando o momento em que o militar proclamava a República, no Campo de Santana, no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889.

A montagem tosca passaria batido se não fosse por um fato simples: a convocação para as manifestações faz alusão à Independência do Brasil, ocorrida 67 anos antes, em 7 de setembro de 1822, e levada a cabo por Pedro I, que quando declarou a ruptura com Portugal estava na condição de príncipe regente, sendo nomeado imperador do Brasil em 12 de outubro do mesmo ano.

A maior parte dos seguidores de Jair Bolsonaro aplaudiu a postagem, provavelmente por sequer reconhecerem as incoerências e erros de leitura histórica da montagem, mas alguns ficaram bem bravos com o ex-ministro, até porque uma fatia grande de seus fanáticos entusiastas, numa mescla de confusão teórica e miscelânia de teses exóticas, admira a monarquia. Segundo essa visão, dos defensores do antigo regime, Deodoro da Fonseca foi um traidor que retirou a família imperial do poder.

Veja a postagem sem pé nem cabeça de Salles e a reação de parte dos bolsonaristas (da ala monárquica, mas que apoiam um presidente), que não pouparam o desconhecimento histórico absoluto do ex-ministro.

Ricardo Salles
@rsallesmma
Dia 07/09 não é pra baderna ou ataque às instituições. Muito pelo contrário. É para defender a verdadeira democracia, a liberdade e o Estado de Direito. Quem ama o Brasil, tem um pingo de vergonha na cara e algum sangue nas veias, estará nas ruas! #Dia7VaiserGigante

Imagem

Postagem AnteriorFuncionário do clã Bolsonaro diz que mansão de Renan foi comprada por laranjas
Próxima postagemMorre Sérgio Mamberti, 82, um dos maiores atores do país e fundador do PT (vídeo)