Home Economia Joca Peixoto: Criando uma vida financeira saudável

Joca Peixoto: Criando uma vida financeira saudável

15
0

“A maneira mais simples
de ter uma vida financeira saudável
é ser racional em relação aos assuntos
ligados ao dinheiro.“
Olívia Alonso – 2016

Ok. Ok. Já estamos cansados de escutar: “Não dê um passo maior que a perna.” Mas, afinal por que insistimos tanto em quebrar essa regra e gastamos mais do que ganhamos? Simples, é por que como tudo na vida, vamos aprendendo aos poucos e criando um hábito financeiro passado por nossos pais e não ensinado nas escolas. Feito isso trazemos esse péssimo hábito para nossa vida adulta e se não tomarmos cuidado passaremos adiante para nossos filhos...
Ainda ontem, tomando umas cervejas com um amigo - na altura dos seus 65 anos - me dizia ele que precisava conversar mais comigo a respeito de finanças pessoais e que precisava aprender muita coisa comigo, como se eu fosse um professor... E aí vem a parte mais interessante quando ele me confirmou que raramente ler todas minhas colunas (embora a receba todo domingo).
Esse detalhe é importante porque explica o motivo que faz tanta gente com acesso à informação ainda insistir em ‘guardar’ suas economias na poupança! Também não criamos o hábito da leitura. O que custa uma vez no dia dedicar uns trinta minutos para ler um bom livro sobre finanças pessoais ou auto-ajuda, ou ainda (se você é daqueles que não larga o smartphone) consumir excelentes conteúdos sobre o tema na internet?
Ler essa coluna semanalmente, também é um bom começo.
O brasileiro adora dá “pitacos” em época de Copa do Mundo e de opinar como especialista sobre política. Mas não quer dedicar um pouco do seu tempo diário para começar a entender três pilares fundamentais para alcançar sua independência financeira, são eles:
1)  Ter um conhecimento básico sobre economia, conhecer alguns conceitos básicos de economia que tanto impacta nossas finanças pessoais tais como: inflação, taxa Selic, câmbio, etc. 
2)  Dedicar tempo para cuidar e controlar suas finanças pessoais seja através de uma planilha Excel ou de um app em seu smartphone. Conhecer seus hábitos financeiros é um dos primeiros passos para encontrar o caminho para alcançar sua independência financeira.
3)  Entender, conhecer e dominar a psicologia financeira através de nossa mente e as armadilhas que ela cria para que não tenhamos sucesso financeiro. Nesse caso, indico a leitura de um livro que mudou minha vida: Os segredos da Mente Milionária de T. Harv Eker, dentre outros.
Não existe uma fórmula mágica e única para que todos possam alcançar sua independência financeira. Por isso é importante conhecer seus hábitos financeiros, criar um objetivo de longo prazo (sua aposentadoria, por exemplo) e daí fazer um bom planejamento financeiro para transformar seus sonhos em realidade vencendo todas as metas estabelecidas até chegar ao objetivo final.
Tenha uma mente milionária!
A partir de janeiro de 2022, estarei dedicando o último domingo do mês para falar sobre um livro que já tenha lido sobre finanças pessoais, auto-ajuda ou educação financeira e como ele me impactou e influenciou ou não. Será uma pequena resenha como dica de leitura. Combinado?     
Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui