Home Mundo Lula no Parlamento Europeu: “Bolsonaro é peça da extrema-direita fascista, nazista”

Lula no Parlamento Europeu: “Bolsonaro é peça da extrema-direita fascista, nazista”

9
0

“O discurso do estado nacional feito pelo Trump dizendo que os EUA é para os americanos é o que está acontecendo em outras partes do mundo com o fascismo”, disse Lula, que denunciou o fracasso do Consenso de Washington. Siga ao vivo

Por Plinio TeodoroRevistaFórum

Lula durante entrevista coletiva no Parlamente Europeu (Reprodução)

Em entrevista coletiva no Parlamento Europeu, o ex-presidente Lula (PT) denunciou que Jair Bolsonaro (Sem partido) é “peça importante da extrema-direita nazista”, que foi propagada pelo mundo por meio do discurso nacionalista de Donald Trump após o fracasso do Consenso de Washington.

“O Bolsonaro representa hoje uma peça importante na extrema-direita fascista, nazista. O que você quiser falar da antipolítica você pode falar do governo brasileiro”, afirmou Lula, antes de entrevista coletiva onde ressaltou que “não há pergunta proibida”.

Antes, o ex-presidente lembrou do fracasso do Consenso de Washington, conjunto de medidas neoliberais pregado pelos EUA, vendido como se ali estivesse “o sucesso da humanidade”.

“O discurso do estado nacional feito pelo Trump dizendo que os EUA é para os americanos é o que está acontecendo em outras partes do mundo com o fascismo, com a extrema-direita, em vários lugares”, disse Lula.

Lula fará palestra em conferência
Na sequência, o ex-presidente brasileiro fará a palestra principal da Conferência de Alto Nível da América Latina, que tem como tema: Juntos durante a crise para uma nova agenda progressista.

Entre os oradores, também estarão: Claudia Sheinbaum Pardo, chefe do Governo da Cidade do México; José Luis Rodríguez Zapatero, ex-Primeiro Ministro da Espanha (2004-2011); e Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá, Colômbia. O encerramento da reunião será feito pela coordenadora e pelo co-presidente da EuroLat (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana), Maria-Manuel Leitão Marques e Javi López.

Siga a entrevista ao vivo de Lula

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui