Home Politica Paraná Pesquisas: Lula ultrapassa e abre 5 pontos sobre Bolsonaro

Paraná Pesquisas: Lula ultrapassa e abre 5 pontos sobre Bolsonaro

Paraná Pesquisas é o único instituto que ainda projetava situação de empate técnico na disputa presidencial em 2022. Lula agora vence Bolsonaro e Moro, incorporado ao estudo, no segundo turno. Veja íntegra dos dados.

Por Plinio Teodoro/RevistaFórum

Única estudo que mostrava Lula (PT) ainda em situação de empate técnico com Jair Bolsonaro (Sem partido), no levantamento anterior, realizado em junho, o instituto Paraná Pesquisas agora coloca o petista à frente do atual presidente, com mais de 5 pontos porcentuais de vantagem.

Nos quatro principais cenários estimulados da pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (22), Lula tem a preferência entre 34,9% e 35,8% dos eleitores. Já a preferência por Bolsonaro varia entre 29,2% e 30,1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado em junho, Bolsonaro tinha 36,9% das intenções de votos contra 34,6% de Lula – a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro nos três cenários, com índice que varia entre 10,7% e 11,2%.

Ciro Gomes (PDT), que disputava a terceira colocação com José Luiz Datena (PSL) – que não aparece na atual pesquisa -, agora está consolidade na quarta posição, com índice que varia de 6,1% a 6,6% nos quatro cenários.

Brigando para serem efetivados na disputa como candidatos do PSDB – após as prévias fracadas deste domingo (21) -, os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) surgem na sequência quando são colcocados seus nomes. O paulista marca 3,1% e o gaúcho 1,6%.

Lula vence segundo turno contra Bolsonaro e Moro
Em simulação de segundo turno, Lula tem 42,5% das intenções de voto contra 35,6% de Bolsonaro. Brancos, nulos ou nenhum somam 18,1%.

Contra Sergio Moro, a vitória é ainda mais folgada. Lula marca 40,7% contra 29,8% do ex-juiz. Nenhum, branco ou nulo sobem para 26,1%.

O levantamento dos dados foi feito com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e
19 de novembro de 2021. O grau de confiança é de 95%.