Home Entretenimento Piauí tem quatro entre dez cidades com internet maisrápida do Brasil, mostra...

Piauí tem quatro entre dez cidades com internet mais
rápida do Brasil, mostra estudo do Minha Conexão

Piauí tem quatro entre dez cidades com internet mais
Piauí tem quatro entre dez cidades com internet mais

Santana do Piauí, Dom Expedito Lopes, Sussuapara e Cristino Castro estão entre as dez cidades com conexões mais velozes do Brasil. Teresina não ficou atrás e garantiu a quinta posição entre as capitais com internet mais rápida do país. Dentre os provedores, a Vixter Telecom e a G3 Telecom foram as melhores classificadas. As informações são do recém-lançado Ranking Minha Conexão 2022, que, em sua segunda edição este ano, libera aos consumidores os resultados relativos ao último trimestre.

O site especializado na medição da qualidade de internet se baseou nos mais de 18 milhões de testes de velocidade gratuitos feitos na plataforma entre abril e junho deste ano e apresentou os índices de performance dos provedores pelo país. O objetivo principal do ranking é manter os consumidores informados e atualizados de forma transparente e imparcial acerca da qualidade de internet nos locais onde moram e, assim, facilitar a busca por planos de banda larga.

Cidades com conexões mais velozes

Os dados mais recentes do Minha Conexão classificaram Santana do Piauí como a terceira cidade com internet mais rápida do Brasil. Localizado no Sertão piauiense, o município registrou uma velocidade média de 457.61 Mbps no período e ficou atrás apenas das cidades de Grandes Rios, no Paraná, e Urutaí, em Goiás. O município de Dom Expedito Lopes teve a segunda maior média de velocidade do Piauí e ocupou o 6° lugar no ranking, com 405.35 Mbps.

A cidade que representou o Centro Sul do estado no topo da tabela foi Sussuapara, que ficou em 8° lugar com uma conexão média de 397.05 Mbps. O município de Cristino Castro apareceu logo em seguida, na 9ª posição, com 391.97 Mbps. Vale mencionar também que Santa Luz e Bocaina ocuparam o 11º e o 12º lugares, respectivamente.

Teresina no Top 5 melhores capitais

No ranking do segundo trimestre, Teresina foi classificada como a quinta melhor conexão entre as capitais com internet mais rápida do país. A cidade piauiense registrou uma média de velocidade de 154.58 Mbps e foi a única representante da região Nordeste no Top 10. Nas posições seguintes, Fortaleza apareceu em 11º lugar com 132.11 Mbps, enquanto Natal garantiu a 15ª posição com 124.71 Mbps.

Ainda, o Piauí entrou no pódio como a segunda melhor conexão entre os 26 estados e o Distrito Federal, com uma velocidade média de 158.08 Mbps. Quem garantiu a 1ª posição foi o Mato Grosso, com 159.47 Mbps. O Ceará conquistou o 10º lugar com 87.87 Mbps, enquanto os demais estados nordestinos ficaram na parte inferior da lista.

Melhores provedores do Piauí

Os provedores locais são os que oferecem a melhor qualidade de internet no Piauí, segundo os dados do estudo. A prestadora de maior destaque no estado foi a Vixter Telecom, que registrou uma velocidade média de 410.97 Mbps. Logo atrás, está a G3 Telecom, com 409.65 Mbps. A Megalink Informática foi quem garantiu o terceiro lugar com uma conexão de 384.34 Mbps na região piauiense.

Outras fornecedoras que apresentaram velocidades elevadas no ranking foram a FontNet, com 356.62 Mbps, e a Oxente Net Telecom, com 339.84 Mbps. As operadoras nacionais, no entanto, não tiveram tanto destaque: a Oi aparece em 23º lugar e a Claro, em 28º. Já a Vivo ficou na 37ª posição e a TIM, na 93ª.

Os dados do Ranking Minha Conexão 2022 são abertos ao público e é possível checar a colocação das diferentes cidades do Piauí e de todo Brasil na página do projeto, bem como descobrir as melhores opções de provedores de internet em cada uma das regiões.

Postagem AnteriorPDT pode ficar com a vice de Fernando Haddad em SP
Próxima postagemDepois do Avante, de Janones, Lula busca acordo com Pros para vencer em primeiro turno